- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva

Primeiro de tudo, a atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias da Atenção Básica à saúde. Deve ser ofertada observando-se como princípio o respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos.

Desenvolver esse trabalho não é tarefa simples, tendo em vista a alta complexidade que envolve o cuidado dos indivíduos e famílias inseridos em contextos diversos. É certamente imprescindível realizar abordagens que considerem os aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais, entre outros, como condicionantes ou determinantes da situação de saúde.

[1]

Leia mais:

 

Saúde sexual e Qualidade de vida

 

Isso exige uma nova postura e qualificação profissional, com enfoque não só para o indivíduo, mas também para a família e a comunidade, lembrando que, no contexto atual, as famílias assumem diferentes conformações, não apenas aquela de grupo nuclear específico, formado por pai, mãe e filhos.

Dessa forma esse documento publicado pelo Ministério da Saúde [5] procurou expressar a Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva, buscando abordar como essencial para a qualidade de vida e de saúde das pessoas, e o papel fundamental que as equipes de Atenção a Saúde da Família na promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva.

Esta publicação irá oferecer orientações técnicas para a atuação dos profissionais da Atenção Básica na atenção à saúde sexual e à saúde reprodutiva. Tendo por princípio a abordagem integral e a promoção dos direitos humanos, entre os quais se incluem os direitos sexuais e os direitos reprodutivos.

Compartilhar
[6] [7]