- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Saúde Mental em Tempos de Covid-19: Construção de Cartilha Educativa Com Orientações Para o Período de Pandemia

Escassez de recursos para testes, ausência de tratamento e proteção para profissionais de saúde, imposição de medidas de saúde pública que infringem as liberdades pessoais, perdas financeiras e mensagens conflitantes das autoridades políticas, estão entre as principais estressores que, sem dúvida, influenciarão no surgimento de sofrimentos generalizados e, consequentemente, no aumento do risco de doenças psiquiátricas associadas à COVID-19 [1], no público geral.

Saúde Mental em Tempos de Covid-19: Construção de Cartilha Educativa Com Orientações Para o Período de Pandemia

Saúde Mental em Tempos de Covid-19: Construção de Cartilha Educativa Com Orientações Para o Período de Pandemia.

Entre os principais efeitos da pandemia está o desequilíbrio da saúde mental. Segundo um estudo realizado com a equipe de saúde de Wuhan, entre 994 funcionários médicos e de enfermagem, 36,9% apresentaram distúrbios de saúde mental abaixo do limiar, 34,4% apresentaram distúrbios leves, 22,4% apresentaram distúrbios moderados e 6. 2% apresentaram distúrbios graves, imediatamente após a epidemia viral. Assim, a síndrome de Burnout [2] se desenvolve relacionada diretamente às mudanças sociais, aos poucos recursos, treinamento inadequado e a falta de informações e perspectivas frente ao contexto enfrentado.

Saúde Mental em Tempos de Pandemia

Visando o oferecimento de uma atenção especial à saúde mental da população, o governo chinês adotou diversas atitudes, dentre as quais: o estabelecimento de equipes de intervenção psicológica online e o fornecimento de uma gama de serviços psicológicos a mais, como: cartilhas digitais informativas, aconselhamento psicológico hospitalar e orientações práticas de cuidado pessoal e mental nas principais redes de comunicação governamentais.

Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo descrever a experiência de produção de uma cartilha informativa com o tema: Saúde Mental em Tempos de Pandemia, voltada ao público geral (idosos e pessoas em isolamento social), equipe profissional de saúde e gestores, visando a difusão de práticas e informações preventivas ao surgimento de transtornos psicológicos.

Compartilhar
[3] [4]