- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Revisão Narrativa de Literatura Síndrome Respiratória Aguda Grave e a Covid-19

As infecções respiratórias são as doenças mais frequentes em humanos e sua abordagem é relevante devido à alta incidência e prevalência, inclusive com surtos epidêmicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS [1]) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus, chamada de COVID-19 [2], constitui uma emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

Revisão Narrativa de Literatura Síndrome Respiratória Aguda Grave e a Covid-19

Revisão Narrativa de Literatura Síndrome Respiratória Aguda Grave e a Covid-19. Foto: Divulgação

O novo coronavírus, denominado (SARS-CoV-2 [3]), foi identificado em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China, onde os casos foram confirmados pela primeira vez. Trata-se de uma nova cepa de coronavírus que, até então, não havia sido identificada em seres humanos.

Síndrome Respiratória Aguda Grave

Desde que o vírus surgiu no mercado de frutos do mar, no final do ano passado o número de infectados aumentou dramaticamente. A transmissão entre humanos do vírus foi confirmada tendo sido detectado em amostras de lavado bronco-alveolar, escarro, saliva, garganta e swabs de nasofaringe.

Por ser tratar de um vírus novo e causar uma doença nova e pandêmica, este trabalho objetivou analisar a produção científica acerca da atual pandemia do novo coronavírus, destacando aspectos referentes às características do vírus, à epidemiologia, ao diagnóstico e ao tratamento da COVID-19 no intuito de fornecer informações aos profissionais de saúde e à comunidade científica.

Compartilhar
[4] [5]