- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Reabilitação Respiratória Para Pacientes Submetidos à Cirurgia Torácica e Abdominal

As complicações pulmonares pós-operatórias (CPP) são causa comum de aumento da morbimortalidade em pacientes submetidos a cirurgias torácicas e abdominais, e consequentemente, podem levar ao prolongamento do tempo de internação hospitalar e custos médicos adicionais.

Reabilitação Respiratória Para Pacientes Submetidos à Cirurgia Torácica e Abdominal

Reabilitação Respiratória Para Pacientes Submetidos à Cirurgia Torácica e Abdominal. Foto: Divulgação

Essas CPP podem ser ocasionadas por diversos fatores, dentre eles: complicações relacionadas à anestesia, dano tecidual, imobilização, inibição da tosse e incisão dos músculos abdominais, que resultam em diminuição dos volumes pulmonares e limitação das vias aéreas.

Uma opção terapêutica que pode fornecer benefícios significativos para os resultados respiratórios dos pacientes é a padronização de atendimento perioperatório, com reabilitação respiratória. A reabilitação respiratória ou reabilitação pulmonar pós-operatório é uma estratégia não farmacológica que tem o potencial de melhorar os resultados dos pacientes submetidos a uma variedade de operações cirúrgicas torácicas, através de programas de exercícios capazes de reduzir o risco e o impacto das CPP.

Reabilitação Respiratória

Os fundamentos teóricos da reabilitação respiratória [1] indicam que a prestação eficaz dessa estratégia é um esforço multidisciplinar, com empenho de anestesistas, cirurgiões, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros especializados, nutricionistas e farmacêuticos. Entretanto, reconhece-se que é raro ter uma equipe de reabilitação verdadeiramente integrada, bem como são escassas as experiências sustentáveis sobre manejo multidisciplinar de assistência pulmonar perioperatória.

Diante deste desafio, atitudes do corpo docente são consideradas fundamentais no apoio a educação clínica dos estudantes de ciências da saúde [2] para a temática. Para tanto, é importante fortalecer o treinamento de talentos, ampliar o campo profissional e realizar educação e capacitação em ambientes clínicos de saúde pública.

Este artigo teve por objetivo descrever a experiência relacionada a reabilitação respiratória para pacientes submetidos à cirurgia torácica e abdominal superior durante a execução de um projeto de extensão.

Compartilhar
[3] [4]