- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Quando um Ente Querido Está Morrendo: O Que Você Pode Esperar e Como Você Pode Ajudar

À medida que a doença avança, você talvez precise tomar decisões importantes em nome de alguém de quem você gosta muito. Você pode ser responsável por garantir que as necessidades básicas do seu ente querido em relação a respeito, dignidade e conforto físico sejam mantidas até o fim de sua vida.

Introdução à versão brasileira

O texto aqui apresentado nasceu no Canadá e nós o traduzimos e adaptamos para a realidade brasileira. São palavras simples, diretas, que provocam uma conversa franca sobre a terminalidade da vida de quem está próximo de nós e demanda um acompanhamento, uma companhia, um cuidado especial.

Queremos focar, particularmente, as pessoas idosas. A idade avançada causa uma predisposição a doenças incuráveis que degeneram a sua saúde, o que torna essas pessoas mais vulneráveis em relação à morte. Ninguém nasce sozinho e ninguém deveria morrer sozinho. No nascimento, fazemos a festa da entrada na vida e, na morte, devemos fazer a solenidade do derradeiro adeus.

Se há próximo a você uma pessoa idosa que está chegando à morte, o nosso convite é para que você faça dos seus dias um tempo de cuidado, acolhimento e solidariedade a essa pessoa e que você não perca a oportunidade de derramar uma ternura imensa no aprendizado que essa experiência dará a você como uma oferenda de amor à vida … até o fim.

Os Editores

Compartilhar
[1] [2]