- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Qualidade de Vida Sob a Ótica de Enfermeiros do Centro Cirúrgico de Um Hospital Público

O trabalho é um fator que está associado diretamente na vida do indivíduo, pois é o meio pelo qual se procura satisfazer suas aspirações. A vivência da qualidade de vida no trabalho está presente quando são supridas as seguintes necessidades pessoais: apoio institucional; segurança, integração e satisfação com o seu papel no trabalho; percepção do bem estar obtido através do seu trabalho e do desenvolvimento pessoal alcançado; e administração de seu tempo livre.

Qualidade de vida sob a percepção de Enfermeiros

Em relação à enfermagem, tem-se que ela exige de seus profissionais disponibilidade, sensibilidade e conhecimento científico para cuidar do outro de forma integral. Ainda que para exercer a profissão seja necessária boa saúde física e mental, os enfermeiros nem sempre desempenham suas funções sob condições necessárias de proteção e atenção.

Qualidade de vida sob a percepção de Enfermeiros

Os trabalhadores de saúde, destacando a Enfermagem. Se deparam com o sentimento de frustração e descontentamento devido a elevada responsabilidade do exercício profissional e a prática recorrente de duplicidade laboral. Gerando sobrecarga de trabalho que ocasiona transtornos físicos, psicológicos e sociais, interferindo na relação de trabalho e na sua qualidade de vida [1].

O local de trabalho pode estar relacionado como um dos fatores estressores para os profissionais de enfermagem [2]. O Centro Cirúrgico (CC) é um setor que possui características peculiares por ser um setor fechado. A execução do trabalho com postura inadequada e a necessidade de a equipe de enfermagem dar suporte aos demais membros da equipe cirúrgica, além da inadequação do número de trabalhadores, baixa remuneração e a capacitação inadequada dos profissionais para o uso de novas tecnologias, fazem deste setor um local que interfere na qualidade de vida destes profissionais.

Sabendo que os fatores que interferem na qualidade de vida. Podem comprometer o cuidado prestado, faz-se necessário conhecê-los para que mudanças necessárias ocorram afim de promover o bem-estar dos mesmos, assim como a adequação de condições para a sua reabilitação.

Compartilhar
[3] [4]