12/04/2019

Quais são os fundamentos do cuidar: Ep. 3

Uma reflexão sobre os fundamentos do Cuidado na Enfermagem
O Cuidado na Enfermagem manifesta-se a princípio na preservação do potencial saudável dos cidadãos e depende de uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si. Por ser um conceito de amplo espectro, pode incorporar diversos significados. Ora quer dizer solidarizar-se, evocando relacionamentos compartilhados entre cidadãos em comunidades. Dependendo das circunstâncias e da doutrina adotada, transmite uma noção de obrigação, dever e compromisso social.

Descomplicando é a websérie realizada pelo Cofen apresentada pelo enfermeiro e doutor, Marcelo Chanes.

Leia Mais: 

O que significa Cuidado?

O cuidado significa igualmente desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. Logo o cuidar implica colocar-se no lugar do outro, geralmente em situações diversas, quer na dimensão pessoal, quer na social. É um modo de estar com o outro, no que se refere a questões especiais da vida dos cidadãos e de suas relações sociais, dentre estas o nascimento, a promoção e a recuperação da saúde e a própria morte.
Compreender dessa forma o valor do cuidado na enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro em sua complexidade, suas escolhas, inclusive a escolha da enfermagem como uma profissão.

Neste episódio, Marcelo Chanes e Marxello Eurípedes atravessam o conceito base de “cuidado” na Enfermagem. Qual é a diferença entre cuidado cultural e cuidado científico?




  • Receba nossas novidades

    Informe seu email válido

    Informe seu Nome