04/06/2019

Promovendo a Diversidade e a Inclusão Mediante Adaptações no Local de Trabalho: Um Guia Prático

Explica o conceito de adaptações razoáveis e oferece orientação sobre como e quando elas devem ser implantadas no local de trabalho.

Este guia tem o objetivo de explicar o conceito de adaptações razoáveis e oferecer orientação prática de como e quando elas devem ser implantadas no local de trabalho. Todos são agentes intervenientes para assegurar que haja igualdade, diversidade e inclusão no local de trabalho. Como também o são os governos, as organizações de empregadores, os sindicatos e outros agentes, por exemplo as organizações da sociedade civil.

Leia Mais:

Igualdade e acesso ao emprego

Ainda que todos os trabalhadores devam desfrutar de igualdade de acesso ao emprego, alguns enfrentam barreiras que podem colocá-los em desvantagem. Estas barreiras podem impedir o acesso ao emprego ou a permanência nele. Se portanto não forem eliminadas, podem na hora de contratar, privar as empresas de um grupo mais amplo e diversificado. A introdução de adaptações razoáveis desempenha uma importante função para fazer frente a estas barreiras e para contribuir à igualdade, à diversidade e à inclusão no local de trabalho, com as adaptações.

O presente guia foi concebido como ferramenta flexível, adaptável às necessidades de qualquer empresa ou grupo de empresas. Independentemente do seu porte ou abrangência, incluídas as pequenas e médias empresas (PMEs). O usuário encontrará nele uma diversidade de exemplos de boas práticas de adaptações razoáveis. Essas posteriormente poderão ser introduzidas em diversas circunstâncias.




  • Receba nossas novidades

    Informe seu email válido

    Informe seu Nome