- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Promoção do Uso Seguro de Medicamentos Biológicos

O Terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente com o tema “Medicação sem Danos”, lançado em 2017 pela Organização Mundial de Saúde (OMS [1]), tem como objetivo identificar áreas de risco significativo para a segurança no uso de medicamentos e fomentar o desenvolvimento de ferramentas e estratégias de prevenção de danos aos pacientes. Além disso, o Desafio visa ao desenvolvimento de sistemas de saúde mais seguros e eficientes em cada etapa do processo de medicação, incluindo a ampliação do acesso à informação por profissionais de saúde e pacientes.

Promoção do Uso Seguro de Medicamentos Biológicos

Promoção do Uso Seguro de Medicamentos Biológicos.

Ao longo das últimas décadas, alguns dos mais importantes avanços terapêuticos envolvem o uso de medicamentos biológicos empregados no tratamento de muitas condições agudas e crônicas, como, por exemplo: deficiências enzimáticas (doença de Gaucher, fibrose cística), deficiências hormonais (diabetes), doenças autoimunes (artrite reumatoide, doença de Crohn, psoríase), doenças hematológicas (anemias, hemofilias) e neoplasias. Os medicamentos biológicos melhoram o manejo dessas doenças, propiciando controle mais efetivo dos sintomas, qualidade de vida, além de outros importantes desfechos clínicos e humanísticos.

Medicamentos Biológicos

As especificidades e a complexidade do processo de desenvolvimento e produção de medicamentos biológicos podem impactar na efetividade e segurança do tratamento. O conhecimento de profissionais de saúde e pacientes a esse respeito, bem como o acesso às informações claras sobre a regulamentação sanitária e ações educativas relativas à aplicabilidade clínica desses medicamentos, é essencial para o uso seguro na prática clínica. Neste boletim, serão apresentadas as bases conceituais e regulatórias dos medicamentos biológicos e estratégias para a promoção do uso seguro em serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção.

Compartilhar
[2] [3]