- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Qualidade de vida, conhecimento e atitude após programa educativo para Diabetes

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que apresenta curva de crescimento ascendente. De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF [1]), no ano de 2014 foram contabilizados 387 milhões de indivíduos com DM no mundo, o que correspondeu a uma prevalência de 8,3%. Estima-se que em 2035 o número aumente para, aproximadamente, 592 milhões de indivíduos. Nos países da América do Norte e do Caribe existe cerca de 39 milhões de pessoas com a doença, o que confere uma prevalência de 11,4%. Na América Central e do Sul o número se aproxima dos 25 milhões de indivíduos, com 8,1% de prevalência.

Diabetes mellitus

Dentre os países que compõem a América Central e do Sul, o Brasil desponta em primeiro lugar no ranking de casos de Diabete Mellitus na faixa etária de 20 a 79 anos, contabilizando cerca de 12 milhões de indivíduos. Dentre os tipos de DM, o diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é o mais comum e responde por aproximadamente 90 a 95% de todos os casos.

Diabetes Mellitus

Resultado de pesquisa realizada em todos os estados do Brasil. A partir de inquérito telefônico divulgou que 24,4% dos indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos referiram diagnóstico médico de Diabete Mellitus. Sendo esta a faixa etária mais acometida pela doença. Na região nordeste do país 6,9% dos indivíduos acima de 18 anos referiram diagnóstico médico de Diabete Mellitus [2]. E, de forma consoante à tendência nacional, no município de Aracaju, estado de Sergipe, 7,2% dos indivíduos, na mesma faixa etária, afirmaram ter a doença.

Para manter os níveis glicêmicos estabilizados e prevenir as complicações crônicas da doença, é importante que o indivíduo monitore a glicemia periodicamente. Pratique atividade física regular, mantenha uma alimentação saudável e faça uso de medicação quando necessário. Todo esse contexto que envolve o indivíduo com Diabete Mellitus tipo 2 pode se refletir de forma negativa na qualidade de vida.

Compartilhar
[3] [4]