- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Reflexões Sobre o Processo de Enfermagem no Trabalho de Enfermeiras Frente à Pandemia da Covid-19

O trabalho da enfermeira tem sua gênese estrutural no cuidado humano, como a essência da prática profissional no campo da Enfermagem [1], o que aponta a necessidade do cuidado enquanto “core” do processo de trabalho. Um cuidado resultante de atitudes e compromissos pautados no equilíbrio entre o cuidar relacional e o técnico a partir de aspectos afetivos, humanísticos, instrumentais e tecnológico, valendo destacar a urgência peremptória de na prática, não separar tais aspectos, mas integrá-los em busca da produção do cuidado inovador inerente a ciência e a arte da Enfermagem e centrado na pessoa e não na doença.

Reflexões Sobre o Processo de Enfermagem no Trabalho de Enfermeiras Frente à Pandemia da Covid-19

Reflexões Sobre o Processo de Enfermagem no Trabalho de Enfermeiras Frente à Pandemia da Covid-19.

Neste cenário pandêmico atual, as trabalhadoras da Enfermagem, vêm desempenhando papel fundamental ao prestar cuidados de linha de frente na prevenção e resposta à COVID-19 [2]. O campo da Enfermagem compõe o maior grupo profissional da área de saúde no Brasil com aproximadamente 2,3 milhões de profissionais, e em todo mundo
já se registra mais de 20 milhões de trabalhadores.

Processo de Enfermagem

A pandemia, no entanto traz inesperados desafios para o campo da Enfermagem, a partir do qual, emerge o interesse em discutir o instrumento metodológico que direciona o cuidado profissional desta equipe – o Processo de Enfermagem (PE [3]), por considerarmos elemento essencial no trabalho da enfermeira, técnico e auxiliar de enfermagem no enfrentamento da pandemia, na medida em que enquanto tecnologia leve orienta, delibera, sistematiza e torna factível o pensamento crítico-reflexivo para que ocorra o cuidado profissional nos ambientes públicos ou privados.

Com base no exposto, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre a aplicação do PE na organização do cuidado profissional no enfrentamento da COVID-19 no Brasil. O texto foi organizado buscando abarcar duas dimensões:
epistemológica e metodológica, de modo que, a primeira visa discutir as bases teóricas do PE e a segunda, a
sua operacionalização no campo prático.

Compartilhar
[4] [5]