- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Prevenção do Suicídio: Um Manual Para Profissionais da Saúde em Atenção Primária

O suicídio é um fenômeno complexo que tem atraído a atenção de filósofos, teólogos, médicos, sociólogos e artistas através dos séculos; de acordo com um filósofo francês Albert Camus, em O Mito de Sísifo, esta é a única séria questão filosófica.

Prevenção do Suicídio: Um Manual Para Profissionais da Saúde em Atenção Primária

Prevenção do Suicídio: Um Manual Para Profissionais da Saúde em Atenção Primária.

Como um sério problema de saúde pública, este demanda nossa atenção, mas sua prevenção e controle, infelizmente, não são uma tarefa fácil. As melhores pesquisas indicam que a prevenção do suicídio, enquanto factível, envolve uma série completa de atividades, abrangendo desde a provisão das melhores condições possíveis para congregar nossas crianças e jovens através de um tratamento efetivo dos distúrbios mentais até um controle ambiental dos fatores de risco. Elementos essenciais para os programas prevenção do suicídio [1] são o aumento da percepção e a disseminação de informação apropriada. Em 1999 a OMS [2] lançou o SUPRE, sua iniciativa mundial para a prevenção do suicídio.

Prevenção do Suicídio

Este livreto é um de uma série de fontes preparadas como parte do SUPRE e destinado a grupos profissionais e sociais particularmente relevantes na prevenção do suicídio. Isto representa um elo numa longa e diversificada corrente envolvendo um largo espectro de pessoas e grupos, incluindo profissionais de saúde, educadores, agentes sociais, governantes, legisladores, comunicadores sociais, forças da lei, famílias e comunidades.

Compartilhar
[3] [4]