- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Prevenção de Erros de Medicação Por Omissão

O Desafio Global de Segurança do Paciente “Medicação sem danos”, lançado em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS [1]), tem como objetivo geral reduzir os danos evitáveis relacionados ao uso de medicamentos e reduzir em até 50% os erros graves relacionados à medicação.

Leia Mais:

Erros de medicação

As ações propostas no Desafio foram organizadas em áreas prioritárias e quatro domínios de trabalho. A saber: pacientes, medicamentos, profissionais de saúde e sistemas e práticas de medicação.

Os erros de medicação por omissão acontecem em decorrência de uma ação que não foi realizada e à qual o paciente se beneficiaria. Dessa forma, um erro de medicação por omissão refere-se a não administração de um medicamento necessário ao paciente, ou de uma ou mais doses prescritas até o próximo horário agendado, excluindo circunstâncias nas quais o paciente se recusa a tomar o medicamento, ou quando há decisão de não administrá-lo.

Neste boletim, são discutidas principalmente estratégias para prevenir e mitigar danos associados aos erros de medicação por omissão, que dizem respeito aos domínios “profissionais de saúde” e “sistemas e práticas de medicação”.

Compartilhar
[5] [6]