- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Práticas de liderança em enfermagem hospitalar: uma self de enfermeiros gestores

Na organização hospitalar está presente um contingente expressivo de enfermeiros, e a incorporação de novas tecnologias exige profissionais cada vez mais qualificados, com competências em inovação, criatividade, trabalho em equipe e tomada de decisões, desafiando até mesmo os melhores líderes de enfermagem. Assim, no que diz respeito ao profissional enfermeiro deste cenário, as exigências têm sido relacionadas com competências assistenciais e gerenciais necessárias para a sua atuação. Nessa direção, a liderança é considerada uma competência relevante para o alcance das metas organizacionais e coletivas da organização do trabalho.

Práticas de liderança em enfermagem hospitalar - uma self de enfermeiros gestores - biblioteca virtual - cofen - coren

Liderança do Profissional de Enfermagem

O enfermeiro, líder nato da equipe de enfermagem, deve trabalhar suas potencialidades de forma a desenvolver as habilidades necessárias relacionadas com liderança, notadamente, no desempenhar do processo de comunicação e no desenvolvimento de um clima de apoio propício ao exercício da liderança, a qual conduz ao aprimoramento do modelo de papel e estilo de gestão do enfermeiro nas diferentes organizações.

Percebe-se, ainda. A necessidade dos líderes em enfermagem realizarem reflexões e autoavaliação de sua liderança buscando percepções da equipe sobre suas ações e práticas adotadas. Visto que as práticas de liderança são indicadores potentes de desempenho do trabalho da equipe de enfermagem. Entretanto, há que se destacar que, nos serviços de saúde. Em especial no âmbito hospitalar. Há necessidade permanente de uma liderança em enfermagem com abordagem transformacional.

Práticas de Liderança

Vale destacar que as práticas de liderança têm uma base comum para gestores. Porém existe a necessidade de uma abordagem contextualizada à especificidade do processo produtivo e gerencial em saúde. Especificamente em enfermagem, que difere de outros segmentos. Fato este observado na condução desta investigação. Espera-se do enfermeiro conhecimentos. Habilidades e atitudes adequadas para desempenhar as suas funções gerenciais com eficácia. Nesse sentido. Enfermeiros líderes.

Mesmo sem o conhecimento aprofundado do modelo teórico das práticas de liderança, podem desenvolver as práticas da liderança exemplar em sua atuação, tais como: dizer o que as pessoas precisam fazer e dar exemplos vivos dos ideais que acreditam (traçar o caminho). Apelar aos valores das pessoas e motivar para se responsabilizarem numa missão importante (inspirar uma visão compartilhada). Desafiar práticas convencionais e criar mudanças (desafiar o processo). Reunir colaboração e apoio permitindo que todo o grupo aja (capacitar os outros a agir); mostrar apreciação e usar abordagens para motivar as pessoas positivamente (encorajar o coração). O estilo de gestão e liderança adotados pode propiciar condições que facilitem as atividades e a criação de um ambiente de comprometimento da equipe. Por esse motivo, a enfermagem necessita de líderes proativos e empenhados em realizar transformações no ambiente de trabalho.

Compartilhar
[1] [2]