- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Portal Educativo de Cuidados ao Paciente Grande Queimado Para Enfermeiros

Queimaduras constituem um problema de saúde pública [1] nos países em desenvolvimento e, embora não representem grande impacto enquanto causa de mortalidade, demandam internações hospitalares prolongadas e cuidados altamente especializados para reabilitação.

Portal Educativo de Cuidados ao Paciente Grande Queimado Para Enfermeiros

Portal Educativo de Cuidados ao Paciente Grande Queimado Para Enfermeiros. Foto: Divulgação

Nesse contexto, a literatura aponta déficit no conhecimento de profissionais de enfermagem quanto aos cuidados nas fases de ressuscitação e aguda inicial, o que pode impactar o prognóstico. Este estudo tem como objetivo elaborar e validar um portal educativo para cuidados no atendimento hospitalar ao grande queimado voltado a enfermeiros. Trata-se de pesquisa metodológica desenvolvida em três fases: construção e validação da estrutura da base conceitual do portal educativo; construção do portal educativo; validação do portal educativo quanto ao conteúdo, à semântica e à qualidade da tecnologia.

A construção da estrutura da base conceitual, composta por tópicos, foi subsidiada pela análise da estrutura de diretrizes nacionais e internacionais que orientam o atendimento de enfermagem ao grande queimado. A validação foi realizada a partir do percentual de concordância. Participaram experts, enfermeiros com experiência no cuidado ao paciente queimado; o público-alvo, por sua vez, são enfermeiros atuantes em emergências e Unidades de Terapia Intensiva. Para a construção do portal educativo, foram seguidas as seguintes etapas: a) análise das necessidades; b) design; c) desenvolvimento; d) implementação e avaliação; e) revisão e manutenção. Para a validação de conteúdo e semântica, considerou-se índice de validade de conteúdo (IVC) > 0,8. A qualidade da tecnologia foi validada através do Google Lighthouse [2], ferramenta automatizada de código aberto executada como extensão do Chrome, que qualifica aplicações de web atribuindo pontuação de 90 a 100. Participaram da validação da estrutura da base conceitual do portal educativo 14 experts e quatro representantes do público-alvo.

Dos 18 tópicos propostos, 17 obtiveram percentual de concordância de 90%. Assim, a base conceitual validada é composta dos tópicos: avaliação da queimadura; cuidados iniciais ao queimado; vias aéreas e lesão inalatória; choque e reposição volêmica; cuidados com a queimadura; queimadura elétrica; queimadura química; queimadura na criança; queimadura no idoso; agravos psiquiátricos e condições psicossociais; critérios para transferência para Centro de Tratamento de Queimados (CTQ); tratamento cirúrgico e cuidados; dor; suporte nutricional; infecção; reabilitação; e composição da equipe multiprofissional. Para a produção do conteúdo, realizou-se uma revisão integrativa incluindo diretrizes, consensos ou protocolos de sociedades publicados nos últimos cinco anos (de 2015 a 2020), o que resultou em 14 publicações analisadas. A validação de conteúdo, realizada por oito experts, aponta IVC > 0,8 para todos os tópicos, com IVC médio de 0,98. A validação semântica, realizada por sete representantes do público-alvo, aponta IVC de 1 para todos os critérios avaliados. A validação da qualidade do portal educativo evidenciou pontuação média de 77,7, o que reflete bom desempenho.

Os resultados apontam elevada concordância para a aplicabilidade do portal educativo, que poderá subsidiar a divulgação das melhores práticas de cuidado baseadas em evidências voltadas ao paciente grande queimado.

Assim, os produtos gerados nesta pesquisa consistem no Portal Grande Queimado, acessado pelo domínio http://grandequeimado.com.br, e na criação da marca Portal Grande Queimado, que está em processo de registro.

Compartilhar
[3] [4]