- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Entre a Política e a Experiência: Reflexão Crítica de Uma Enfermeira de CAPS

Este estudo se pretende reflexão crítica a partir da apresentação das experiências de uma Enfermeira de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS [1]).

Entre a Política e a Experiência: Reflexão Crítica de Uma Enfermeira de CAPS

Entre a Política e a Experiência: Reflexão Crítica de Uma Enfermeira de CAPS.

Trata-se de Narrativa baseada na historiobiografia com descrição detalhada do processo de implantação, organização e cenários da experiência do cotidiano do trabalho em serviço de saúde mental e da rede de atenção a saúde. Parte de reflexão crítica sobre as principais políticas de saúde mental cotejada com experiências da autora em trechos de diário de bordo e também das experiências em outros CAPS da cidade descritas por outros autores. Destacam-se a complexidade do trabalho em CAPS e do ato de estabelecer rede.

Sublinham-se os desafios para as políticas públicas e políticas territoriais colocando como questão aos trabalhadores, cidadãos e governos a problematização e valorização das experiências do cotidiano como meio de compreensão das demandas e organização dos serviços para oferta de cuidados em saúde de modo articulado e resolutivo, bem como o sofrimento destes trabalhadores e a dificuldade de manterem-se produzindo sentido e prazer nesse modo de estar no mundo.

Compartilhar
[2] [3]