- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Pesquisa da UFSC Sobre Inteligência Artificial e Covid-19 é Premiada em Congresso Nacional

Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre inteligência artificial e Covid-19 [1] foi premiada em XVIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2021), realizado entre 22 e 26 de novembro.

Pesquisa da UFSC Sobre Inteligência Artificial e Covid-19 é Premiada em Congresso Nacional

Pesquisa da UFSC Sobre Inteligência Artificial e Covid-19 é Premiada em Congresso Nacional. Foto: Divulgação

O estudo partiu das notificações de Covid-19 do município de Florianópolis e aplicou algoritmos de inteligência artificial para predição da internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em pacientes internados com a doença. Considerando o contexto de uma crise sanitária mundial que exige a rápida tomada de decisão e a correta alocação de recursos materiais e humanos, a ferramenta propõe um apoio para a tomada de decisão de profissionais e gestores em saúde.

O Congresso Brasileiro de Informática em Saúde é promovido pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Esta edição recebeu 125 trabalhos, dos quais foram selecionados os 10 melhores trabalhos para apresentação e avaliação pela banca examinadora.

A pesquisa desenvolvida pelos pesquisadores do PEN/UFSC foi selecionada entre os cinco melhores desta edição. O trabalho é assinado pela enfermeira e estudante de doutorado Greici Capellari [2], em parceria com o cientista de dados Lincoln Moura, sob orientação da professora Alacoque Erdmann [3].

Compartilhar
[4] [5]