17/10/2019

Perfil dos Idosos com Doenças Crônicas não Transmissíveis Internados em Unidade de Terapia Intensiva

O envelhecimento é um processo natural que ocorre no corpo

O envelhecimento é um processo natural que ocorre no corpo humano. Onde se manifestam alterações nas células, tecidos e órgãos implicando na deterioração ou diminuição da capacidade funcional. Este processo e sua consequência natural, a senilidade, continua sendo uma das principais preocupações da humanidade.

A Organização Mundial de Saúde considera pessoa idosa aquela com sessenta anos ou mais, em países em desenvolvimento, e sessenta e cinco anos ou mais em países desenvolvidos. Já no Brasil, a Política Nacional do Idoso considera idoso, a pessoa maior de sessenta anos de idade.

Leia Mais:

Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Atualmente, no Brasil, observa-se uma transição demográfica e epidemiológica da população, que são resultantes da redução da taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida. Dessa forma, há alteração nas causas de morte, tornando-se mais relacionada às Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Nesta perspectiva, dentre as DCNTs, as doenças cardiovasculares, o câncer, as doenças respiratórias crônicas e diabetes mellitus têm exibido relevantes destaque, uma vez que são agravos cujos fatores de riscos são tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade e estão relacionados ao modo de vida da população na atualidade.




  • Receba nossas novidades

    Informe seu email válido

    Informe seu Nome