17/05/2019

Perfil da Enfermagem no Brasil

Levantamento sobre a profissão da Enfermagem realizado na América Latina.

A pesquisa Perfil da Enfermagem constitui o mais amplo levantamento sobre uma profissão da Enfermagem já realizado na América Latina. Apresenta um diagnóstico preciso e detalhado da situação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Em seu conjunto, constitui a maior categoria profissional atuando no campo da saúde em nosso país. São quase dois milhões de profissionais, presente em todos os municípios e fortemente inseridos no SUS.

Leia Mais:

O perfil da Enfermagem

A partir dos resultados encontrados, quer para a equipe como um todo, quer para os enfermeiros e auxiliares / técnicos. A situação atual da enfermagem em todo o Brasil nos seus diversos aspectos: socioeconômico, formação profissional, acesso técnico-científico, mercado de trabalho, condições de trabalho e participação sociopolítica. O que permitiu, dessa forma, analisar e apontar tendências e perspectivas para este contingente de maior expressão quantitativa no âmbito do Sistema de Saúde. A abrangência da pesquisa permitiu traçar o Perfil da Enfermagem ouvindo profissionais em mais de 50% dos municípios brasileiros. Mais de 2.300, nas capitais e em todas as 27 unidades da Federação e nas 5 regiões do país. Portanto, tem-se hoje, a radiografia desta categoria por equipe e por categoria profissional  Enfermeiros e auxiliares e técnicos. Permitindo uma compreensão mais precisa e fidedigna das realidades locais e nacional.

Frutos desta investigação já podem ser vistos tais como subsídios para a elaboração de Projetos de Lei de interesse para a categoria. O PLS 597/2015 – que trata da obrigatoriedade da existência de locais de descanso para os profissionais plantonistas, e do PL 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros e a formação à distância de auxiliares e técnicos. Reforça e fundamenta ainda mais os antigos e importantes Projetos de Lei que tratam da jornada de trabalho e do piso salarial.




  • Receba nossas novidades

    Informe seu email válido

    Informe seu Nome