- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Percepção Dos Trabalhadores de Enfermagem Acerca da Satisfação no Contexto do Trabalho Na UTI

A satisfação no trabalho exerce influência positiva sobre o trabalhador e pode se manifestar com melhorias em sua saúde, qualidade de vida e comportamento, trazendo benefícios para os indivíduos e para as organizações. A ausência de boas condições no contexto do trabalho pode produzir insatisfação nos trabalhadores da enfermagem, com possíveis prejuízos em seu viver.

[1]

Leia Mais:

Satisfação no trabalho da Enfermagem

Ao desenvolver as atividades práticas no Hospital Universitário (HU), tem-se percebido uma “aparente” insatisfação no contexto do trabalho da enfermagem. A fim de que seja evidenciada por situações que influenciam negativamente a construção do trabalho da enfermagem como um processo coletivo.

Ao buscar compreender o porquê dessa insatisfação manifestada por alguns trabalhadores de enfermagem, tem-se questionado sobre suas condições de trabalho e sobre a aparente submissão e falta de exercício da autonomia dos trabalhadores. Como favorecer contudo o enfrentamento dos conflitos de modo a produzir maior satisfação no contexto de trabalho da enfermagem? Como o trabalhador pode sentir-se satisfeito e realizado e ser capaz de exercer sua autonomia e tomar decisões? A obtenção de satisfação no/do trabalho pode favorecer o comprometimento e a consciência individual e coletiva dos trabalhadores de enfermagem? O que produz satisfação e ausência de satisfação no fazer dos trabalhadores
da enfermagem?

Objetivou-se conhecer as percepções dos trabalhadores da enfermagem. Primordialmente acerca da satisfação ou insatisfação no contexto do trabalho da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Compartilhar
[5] [6]