14/05/2019

Percepção de Equipes de Trabalho Sobre o Ruído em Pronto-Socorro

Compara a percepção dos profissionais das áreas de Enfermagem e administrativa frente ao ruído no pronto-socorro.

Um pronto-socorro é uma das áreas do hospital de grande complexidade assistencial, fluxo de profissionais e usuários. Possui especificidades que o distinguem dos outros serviços de saúde, pois exige assistência imediata, eficiente e integrada, bem como amplo conhecimento técnico, habilidade profissional e emprego de recursos tecnológicos.

Leia Mais:

Exposição a ruídos no local de trabalho

A exposição a ruídos no local de trabalho tem sido apontada como fator de diminuição da concentração, irritabilidade e estresse para profissionais que atuam em unidades hospitalares. O aumento nos níveis de ruído nesses locais tem sido associado à circulação de pessoas, tonalidade de voz entre equipes de trabalho, presença de múltiplos equipamentos médicos hospitalares com alarmes estridentes, comportamento laboral não cuidadoso, como fechamentos de portas, gavetas, armários, entre outros.

Por ser subjetivo, às pessoas reagem diferentemente ao mesmo ruído. Uma pessoa pode não perceber o ruído, enquanto outra pode sentir-se incomodada. Mesmo em situações em que o nível do ruído é pouco intenso. Porém audível, um indivíduo pode fazer, ou não, objeção a ele.




    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf