- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Checklist Para Passagem de Plantão de Pacientes em Pós-Operatório na Admissão Em Terapia Intensiva

A passagem de plantão é momento em que ocorre a troca de informações entre os profissionais e são abordadas questões referentes ao estado dos pacientes, assistência prestada, intercorrências e assuntos de interesse institucional. As informações transmitidas devem ser claras e precisas, pois falhas comunicativas podem representar prejuízos na assistência, inclusive com danos à saúde dos pacientes.

Passagem de plantão

Passagem de plantão

A passagem de plantão [1] é indispensável na transferência de pacientes entre setores e/ou instituições de saúde, portanto, fundamental que seja sistematizada e efetiva. Recomendações relativas à transferência interna e passagem de plantão dos pacientes têm sido contempladas em diferentes estudos, na busca de melhorias à segurança do paciente no contexto hospitalar.

Situação bastante peculiar da passagem de plantão entre setores, é quando pacientes em Pós-Operatório Imediato (POI) são admitidos em Unidades de Terapia intensiva (UTI). Nesses casos, geralmente ela ocorre na presença do paciente, durante a sua transferência para o leito, monitorização, entre outras atividades realizadas concomitantemente. Nessa ocasião, há risco para desatenção principalmente devido aos ruídos, que podem gerar falhas e comprometer a assistência. Logo, a sistematização da passagem de plantão mediante a utilização de um impresso pode contribuir para que as informações do intraoperatório sejam recebidas de maneira organizada e correta, sem perdas ocasionais por comunicação verbal em ambiente ruidoso, como da UTI.

Compartilhar
[2] [3]