- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Pandemia do Coronavírus: Estratégias Amenizadoras do Estresse Ocupacional em Trabalhadores da Saúde

Diante do surgimento repentino dessa nova forma de síndrome respiratória aguda grave (SARS), tornou-se evidente o desafio enfrentado pelos profissionais de saúde em manter a sua própria saúde física e mental.

Pandemia do Coronavírus: Estratégias Amenizadoras do Estresse Ocupacional em Trabalhadores da Saúde

Pandemia do Coronavírus: Estratégias Amenizadoras do Estresse Ocupacional em Trabalhadores da Saúde.

Dentre os aspectos que modificaram o ambiente laboral estão a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI [1]); o número restrito de leitos e ventiladores mecânicos; falta de conhecimento e de treinamento para o atendimento a esta população específica; nível de complexidade e gravidade dos pacientes, além da inexistência de um tratamento específico e eficaz para a doença; desgaste gerado pela impossibilidade de acolher a demanda de pacientes em busca de atendimento; necessidade em lidar com o volume aumentado de óbitos, inclusive de familiares e colegas de trabalho.

Além disso, os trabalhadores da saúde estão na linha de frente para resposta ao surto da COVID-19 [2] e, portanto, mais expostas ao risco de infecção. Os perigos incluem maior exposição ao patógeno, longas jornadas de trabalho, estresse emocional, fadiga, síndrome do esgotamento físico e mental inerente ao trabalho (síndrome de Burnout), estigma e violência física e psicológica.

Estresse Ocupacional

Com o advento da pandemia, houve maior disseminação de estratégias de enfrentamento, especialmente o isolamento social. Contudo, os profissionais de saúde, por exercerem atividade essencial, não só permaneceram no trabalho, como também foram expostos a maior sobrecarga e estresse ocupacional.

Considerando o exposto, o objetivo do presente estudo é sistematizar conhecimentos sobre as estratégias amenizadoras do estresse ocupacional em trabalhadores da saúde, durante a pandemia do coronavírus.

Compartilhar
[3] [4]