- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Nota Técnica nº 01/2020 Orientações Sobre o Novo Coronavírus (Covid-19)

Considerando o papel do Conselho Federal de Enfermagem, sua responsabilidade com os profissionais de Enfermagem do país e as questões do atual cenário epidemiológico, desenhado pelo novo coronavírus (COVID-19), vem por meio desta NOTA TÉCNICA manifestar-se.

Orientações Sobre o Novo Coronavírus

Nota Técnica nº 01/2020 Orientações Sobre o Novo Coronavírus (Covid-19).

O coronavírus causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves e moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus, é uma nova cepa do vírus (COVID-19), que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China. E, no início de janeiro, a COVID-19 foi identificada como vírus causador pelas autoridades chinesas.

Orientações Sobre o Novo Coronavírus

Os sinais e sintomas clínicos da COVID-19 são, principalmente, respiratórios, semelhantes a um resfriado. Pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias graves resultando em mortes. Sua letalidade, porém, é inferior quando comparada a de outros agentes causadores de doenças respiratórias agudas.

Destaca-se a relevância da Enfermagem [1] na detecção e avaliação dos casos suspeitos, não apenas em razão de sua capacidade técnica. Mas também por constituírem-se no maior número de profissionais da área da saúde e serem a única categoria profissional que está nas 24 horas junto ao paciente.

A pluralidade da formação do enfermeiro e sua posição de liderança na equipe, coloca o profissional de enfermagem como protagonista para evitar a transmissão sustentada no território nacional.

Assim, ressalta-se para a equipe de Enfermagem a importância da constante atualização do conhecimento. Utilizando-se de fontes oficiais. Garantindo a produção. A inserção ou divulgação de  informação verídicas e confiáveis de acordo com o disposto na atual legislação profissional. Principalmente no que tange às redes sociais, nas quais as notícias espalham-se rapidamente. Sem qualquer cuidado com sua veracidade e autoria.

Compartilhar
[2] [3]