- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Orientações Para Cuidadores Domiciliares de Pessoa Idosa na Epidemia do Coronavírus − Covid-19

As pessoas idosas que necessitam de cuidados constituem um dos principais grupos de risco diante da epidemia do novo coronavírus [1] − Covid-19. Existem pessoas que apresentam sintomas muito leves ou não perceptíveis, porém podem disseminar o vírus.

Pessoas idosas

Orientações Para Cuidadores Domiciliares de Pessoa Idosa na Epidemia do Coronavírus − Covid-19.

Por isso, a restrição de visitas vem sendo indicada como uma das medidas de proteção aos idosos, pois é uma das formas de diminuir a possibilidade de contágio [2]. Tenha em mente, entretanto, que as pessoas idosas não podem ser forçosamente mantidas em situações que contrariem a sua vontade ou violem a sua dignidade.

Ao chegar na moradia da pessoa idosa:

Antes de ter contato com a pessoa idosa, faça a sua higiene e vista a roupa de trabalho. Se puder, tome um banho. Ou então, lave cuidadosamente as áreas expostas, sobretudo mãos, antebraços, pescoço e rosto.

Dê preferência à toalha de papel para a secagem das mãos, ou utilize uma toalha limpa, levada por você ou fornecida pela família, somente para o seu uso.

Não se esqueça de higienizar também os óculos, celular e objetos de uso pessoal que poderão ser manuseados durante o seu turno de trabalho.

Compartilhar
[3] [4]