- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Orientações Para Cuidadores de Crianças e Adolescentes com Câncer

A ideia de construir coletivamente esta cartilha surgiu no 2º Fórum de Oncologia Pediátrica [1], em 2013, com o objetivo de oferecer a mesma orientação a pais e pacientes com câncer atendidos em diferentes hospitais. Assim, profissionais com diversas formações e ampla experiência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer trabalharam com base nas dúvidas mais frequentes e selecionaram as principais informações para quem, como você, está iniciando esta jornada.

Orientações Para Cuidadores de Crianças e Adolescentes com Câncer

Orientações Para Cuidadores de Crianças e Adolescentes com Câncer.

Aqui, você encontrará orientações importantes sobre medicação, principais exames e procedimentos clínicos, além de dicas para uma alimentação saudável e para a garantia de direitos sociais. No fim dos capítulos, nós respondemos às perguntas mais comuns sobre cada tema.

A decisão de usar uma linguagem acessível e imagens ilustrativas foi tomada com o intuito de facilitar o entendimento das situações que você poderá vivenciar durante o tratamento. Este material pode ser usado pelos profissionais a fim de esclarecer dúvidas e consultado no dia a dia pelas famílias.

Com a necessidade de distribuir novas cartilhas, entendemos que este seria também o momento de revisar e atualizar a primeira edição, publicada em 2015. Esta nova edição traz orientações sobre a saúde bucal e reforça a importância dos cuidados, como o uso de máscaras e a higienização das mãos. Outro tema que ganha destaque nesta cartilha são as atividades diárias e a relevância do brincar e da escola no cotidiano de crianças e adolescentes [2].

Sabemos que o início do tratamento é um período de muitas dúvidas. Esperamos que este material possa ajudá-lo a esclarecê-las e a lhe servir de apoio durante este período. Nosso compromisso é dar assistência de qualidade, buscando sempre manter o bem-estar do paciente e de sua família.

Compartilhar
[3] [4]