- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Organização Do Trabalho da Enfermagem e Assistência Integral em Saúde

O debate acerca do funcionamento do Sistema Único de Saúde e da necessidade de melhoria dos serviços prestados à população brasileira coloca em evidência o tema assistência integral integralidade da assistência. Integralidade é um conceito com múltiplos entendimentos. Dificultando sua apreensão nas realidades concretas do trabalho em saúde; porém, o termo tem sido utilizado para designar “uma das diretrizes básicas do SUS, instituído pela Constituição de 1988”, bem como uma “bandeira de luta”, um enunciado de certas características do sistema de saúde, de suas instituições e práticas, as quais são desejáveis.

Leia Mais:

Processo de vida e adoecimento

Destacam-se um conjunto de sentidos que traduzem condições que se aproximam do ideal de assistência integral ou da integralidade da assistência.

Segundo essa perspectiva, integralidade aproxima-se de uma prática dos profissionais de saúde que se distancia da redução do paciente ao aparelho ou sistema biológico que produziu a doença ou queixa, produzida e reforçada pela prática hegemônica em saúde. Implica em entender o ser humano em sua multidimensionalidade, considerando suas necessidades, desejos, vontades e capacidade de interferir em seu processo de vida e adoecimento.

Compartilhar
[4] [5]