- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Implementação do Observatório de Sistematização da Assistência de Enfermagem

A Enfermagem apresenta vários modos de sistematizar sua assistência no mundo. Alguns deles são direcionados por modelos gerenciais e assistenciais, fundamentados nas teorias administrativas. No entanto, a adaptação dos modelos à realidade de cada contexto e instituição de saúde configura-se como uma metodologia com sólida estrutura teórica e científica, para planejar, organizar e sistematizar os cuidados.

Observatório de Sistematização da Assistência de Enfermagem

Observatório de Sistematização da Assistência de Enfermagem

O Observatório de SAE visa a organização de informações relevantes, apoio e monitoramento das ações de implementação da SAE [1], com vistas a divulgar estudos, propiciar amplo acesso às informações e análises sobre o trabalho, pesquisa e educação, para formulação, acompanhamento e avaliação da implementação da SAE. Justifica-se pela preocupação presente na categoria. Em especial nos círculos acadêmicos, acerca da possibilidade de se permitir o acesso a trabalhos, estudos e questões associadas à esse tema. Assim sendo, tem-se como objetivo descrever o desenvolvimento do Observatório da SAE, como produto do Mestrado Profissional em Enfermagem.

Nesta perspectiva, a constituição de um Observatório, com a criação de sítio web próprio que permita esse acesso. Facilita tornar público os resultados alcançados pelos serviços de saúde que implantaram a SAE. Bem como a contribuir com a instrumentalização dos profissionais enfermeiros. Como ferramenta gerencial de relevância para o gestor de enfermagem, busca-se também a apresentação de estratégias para vencer os desafios institucionais e o fomento de discussões sobre suas experiências com a SAE, de forma crítica e coletiva.

Compartilhar
[2] [3]