- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Novembro Diabetes Azul: Webinários Destacam Papel da Enfermagem no Controle da Doença

Uma série de webinários programada para os dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020, sempre às 19h, vai celebrar a campanha Novembro Diabetes Azul, dedicada à prevenção e ao combate da doença. Os eventos, gratuitos e abertos ao público, serão transmitidos pelo canal da Escola de Enfermagem da UFMG no YouTube [1]. Não há necessidade de inscrição prévia, e serão emitidos certificados. Neste ano, o tema escolhido pela Federação Internacional de Diabetes foi Enfermeiros fazem a diferença contra a diabetes.

Novembro Diabetes Azul: Webinários Destacam Papel da Enfermagem no Controle da Doença

Novembro Diabetes Azul: Webinários Destacam Papel da Enfermagem no Controle da Doença.

Como lidar com a diabetes

Os webinários, organizados pela Escola de Enfermagem, têm o objetivo de esclarecer sobre os aspectos da educação em diabetes e prover a usuários e cuidadores familiares, profissionais e pesquisadores melhores condições de lidar com a doença.

No dia 25, será abordado o Guia prático para cuidador familiar de pacientes com diabetes em hemodiálise, com a participação da professora Heloísa Torres e das enfermeiras e mestrandas do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Viviane Jardim e Samantha Vieira.

O encontro sobre recomendações práticas para o autocuidado reunirá, no dia 26, as professoras Heloísa Torres e Alexandra Dias Moreira, da Escola de Enfermagem, e Tatiane Géa Horta Murta, da Santa Casa de Belo Horizonte.

No dia 27, Heloísa Torres e as enfermeiras Laura Nunes e Jessica Santos, doutorandas do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, e Joseane Silva, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, falarão sobre os desafios da enfermagem na educação em diabetes em tempos de pandemia.

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) para conscientizar sobre os problemas associados à enfermidade: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame) e diversas complicações, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores, úlceras e amputações.

Compartilhar
[2] [3]