- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Notificação Das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Resistência Microbiana

A Portaria GM/MS nº 2616/98 [1] determina a obrigatoriedade dos serviços de saúde coletarem informações relativas aos indicadores epidemiológicos das Iras e enviar o resultado às Coordenações Estaduais/Distrital, Municipais e à Anvisa.

Desde 2010, a Anvisa disponibiliza formulários eletrônicos FormSus/Datasus/MS para a coleta de dados nacionais referentes à Iras e RM. Porém, devido à necessidade de adaptação dos formulários tem-se realizado o lançamento anual de novos formulários contendo as adequações devidas para facilitar a notificação pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e a análise dos dados no nível local e nacional.

Leia Mais: 

Assim, como ocorre desde 2010, as CCIH dos serviços de saúde brasileiros devem preencher corretamente e enviar pela internet os Formulários Eletrônicos mensalmente (até o 15º dia do mês subsequente ao mês de vigilância).

Os novos formulários de notificação de Iras e RM 2016 estarão disponíveis para notificação a partir da publicação desta Nota Técnica no portal da Anvisa [5]. Portanto, os dados de vigilância de Iras e RM coletados no mês de janeiro de 2016 já devem ser inseridos nos novos formulários.

 

Compartilhar
[6] [7]