- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Na Linha de Frente: a Pandemia Pelo Olhar da Enfermagem

Profissionais aguardavam com curiosidade e empolgação o Ano Internacional da Enfermagem (2020), data definida oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS [1]) em reconhecimento da importância da profissão para ampliação do acesso e resolutividade da assistência à Saúde. Diversas instituições de todo mundo se uniram à mensagem de valorização da categoria. O roteiro perfeito estava escrito e tinha como enredo o empoderamento da Enfermagem. O texto mudou, mas o protagonismo e as homenagens continuaram na narrativa, mesmo que de maneira diferente.

Na Linha de Frente: a Pandemia Pelo Olhar da Enfermagem

Na Linha de Frente: a Pandemia Pelo Olhar da Enfermagem.

Na linha de frente

O ano atípico de 2020 também havia reservado um dos capítulos mais tristes para a história da humanidade. A Covid-19 [2] chegou de forma avassaladora, deixando nas mãos de enfermeiros, técnicos e auxiliares da categoria, um dos mais complexos e árduos desafios enfrentados pelos sistemas de Saúde modernos. Quase nove meses após o primeiro registro de contaminação no Brasil, vamos contar, por meio de fotografias, um pouco das adversidades encaradas por esses profissionais, que atuaram na linha de frente do combate à pandemia.

O novo coronavírus escancarou as deficiências estruturais da saúde no Brasil, ao colocar em evidência problemas que profissionais sempre enfrentaram no cotidiano de instituições de saúde, mas que se mostraram mais graves com a onda de infecções em massa, causada por um inimigo invisível e cada vez mais letal. Recursos escassos, longas jornadas de trabalho e salários incompatíveis com a realidade são alguns dos desafios enfrentados.

Em 2020, os profissionais de Enfermagem ganharam visibilidade e, em meio ao caos e falta de recursos, receberam o carinho da sociedade. Ao longo deste livro, você compreenderá o sentimento de uma categoria inteira, que enfrentou seus medos e não abandonou aqueles que mais precisavam de cuidados.

Compartilhar
[3] [4]