18/06/2018

Mestrado em Enfermagem Com Possibilidade de Intercâmbio na França

Pioneiro no Ceará, o Mestrado Profissional em Enfermagem da Pós-Unifor recebe inscrições até o dia 20 de junho.

A Pós-Unifor está com seleção aberta para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE), curso pioneiro no Ceará, que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de projetos tecnológicos, inovadores e impactantes para a prática de Enfermagem, em nível local e regional. Ao todo foram abertas 20 vagas com inscrições até o próximo dia 20 de junho.

Mestrado da Unifor oferece linhas de pesquisa em Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária. (Foto: Karla Rolim)

Entre os diferenciais do curso está a parceria com instituições internacionais, como o Centro Hospitalar Universitário de Rouen (CHU – Rouen), na França, considerado um dos melhores complexos hospitalares da Europa. A partir desse convênio os alunos realizam um módulo internacional, parte da matriz curricular do curso, que propõe o intercâmbio entre alunos e professores de ambas as instituições, a fim de compartilhar e acompanhar estudos e pesquisas relacionados ao campo da saúde pública.

Atualmente, além do módulo internacional, o MPTIE também é contemplado pelo Programa Erasmus Mundus, que oferece a possibilidade de um intercâmbio de até 12 meses com bolsas de estudos na Universidade de Rouen, tanto para professores quanto alunos. Deste modo, a Unifor também passa a receber docentes e discentes da universidade francesa, beneficiados pelo mesmo programa.

“A busca por qualificação ressalta a responsabilidade da Unifor como instituição formadora, impactando diretamente na atuação profissional do enfermeiro, levando-o a ser um líder transformador na sociedade. Sendo assim, o diferencial do MPTIE é que ele visa a intervenção para resolução de problemas identificados na prática profissional assistencial”, afirma a coordenadora do Mestrado, professora Karla Rolim.

Parcerias Internacionais

Além do convênio com o Centro Hospitalar Universitário de Rouen, o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem tem parceria com a renomada Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), em Portugal. No âmbito dessa parceria, são desenvolvidos cursos e seminários internacionais sobre especialidades da Enfermagem na Europa, a serem ministrados na Escola de Enfermagem, como também visitas técnicas.

Seleção

Ao todo são 20 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem e Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária. As inscrições podem ser feitas até 20 de junho de 2018, na Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu (Bloco E), também serão aceitas inscrições via Correios ou e-mail (mpe@unifor.br).

O processo seletivo contemplará três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise do projeto de pesquisa, entrevista, entre 25 e 28 de junho, e análise do currículo. Os resultados serão divulgados a partir de 2 de julho e a matrícula será realizada entre os dias 9 e 13 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para 2 de agosto de 2018.

Serviço

Seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

Edital R. Nº 31/2018

Ficha de inscrição

Modelo do projeto de pesquisa

Inscrições: Até 20 de junho de 2018

Local: Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu (Bloco E) – Campus da Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza-CE)

Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira

Mais informações: (85) 3477.3223 ou mpe@unifor.br

Fonte: [1]




    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf