13/03/2019

Medicamentos Potencialmente Perigosos De Uso Hospitalar – Lista Atualizada 2019

Lista atualizada sobre manipulação e prevenção de erros dos medicamentos potencialmente perigosos ou medicamentos de alta vigilância.

Os medicamentos potencialmente perigosos, também conhecidos como medicamentos de alta vigilância, são aqueles que possuem risco aumentado de provocar danos significativos ao paciente em decorrência de uma falha no processo de utilização. Os erros associados a esses medicamentos podem não ocorrer em maior frequência, contudo, suas consequências tendem a ser mais graves, podendo ocasionar danos permanentes ou a morte.

Leia Mais:

Prevenção de erros

As estratégias para a prevenção de erros envolvendo esses medicamentos podem incluir a padronização da sua prescrição. São assim tomadas a adoção de medidas de segurança para sua identificação e armazenamento como: Etiquetas e rótulos auxiliares, adequações para sua dispensação e preparo seguros, implantação de sistema de suporte a decisões clínicas com emissão de alertas automatizados, limitação do acesso a esses medicamentos, e a ampla disponibilização de informações sobre esses medicamentos para profissionais e pacientes. Além disso, o uso de redundâncias, como a dupla checagem independente associada a essas medidas, contribui para maior segurança no processo de sua utilização. Cabe ressaltar que a dupla checagem pode não ser suficiente ou adequada para todos os medicamentos presentes na lista e, por isso, todas as estratégias a serem implantadas devem ser avaliadas no contexto e realidade de cada instituição.




    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf