- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Manual Técnico: Saúde da Mulher nas Unidades Básicas de Saúde

A política pública municipal de saúde da mulher conta com a participação efetiva dos profissionais da equipe de Enfermagem para o desenvolvimento de suas diretrizes.

Manual Técnico: Saúde da Mulher nas Unidades Básicas de Saúde

Manual Técnico: Saúde da Mulher nas Unidades Básicas de Saúde.

Com a finalidade de proporcionar aos profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, um instrumento de consulta para orientação de fluxos e atualização de condutas em saúde da mulher [1], garantindo uma assistência de enfermagem qualificada zelando pela segurança de suas usuárias. Esta edição contempla todas as fases da mulher.

Aborda a assistência no período da gestação com orientações referentes ao acompanhamento da mulher desde o pré-natal ao puerpério, contemplando os cuidados com a mulher e a criança incluindo os transtornos mentais puerperais e amamentação.

Saúde da mulher

Traz todos os fluxos e orientações na assistência de prevenção do câncer do colo de útero e de mama. Abrange, também, a atuação da equipe no aconselhamento contraceptivo incluindo a terapêutica da contracepção de urgência, as ações de enfermagem no atendimento às profissionais do sexo e os encaminhamentos para DST/AIDS [2].

Por fim, abrange a fase do climatério, permitindo o acompanhamento da mulher ao final do ciclo reprodutivo colaborando para melhorar a qualidade de vida das suas usuários nessa fase.

Os profissionais poderão encontrar nos anexos uma série de materiais com teor complementar dos capítulos iniciais. Importante notar que esse protocolo é válido até a próxima revisão, e que todas as atualizações serão divulgadas por meio de notas técnicas na página da saúde no portal desta Secretaria.

Compartilhar
[3] [4]