12/06/2019

Manual de Revisão Bibliográfica Sistemática Integrativa: a Pesquisa Baseada em Evidências

Uma metodologia científica para criação de artigos, monografias, teses e dissertações

Dentre as categorias de artigos científicos que utilizam fontes de informações bibliográficas ou eletrônicas para obtenção de resultados de pesquisa de outros autores, com o objetivo de fundamentar teoricamente um determinado tema encontram-se os artigos de revisão de literatura. Portanto esses podem ser categorizados como de revisão narrativa e de revisão bibliográfica sistemática em razão de possuírem características e objetivos distintos.

Dentre os artigos de revisão bibliográfica sistemática encontram-se os artigos de revisão integrativa objeto deste manual. Para aprofundamento no tema recomenda-se a leitura de autores como Botelho, Cunha e Macedo (2011).

Leia Mais:

O que é evidência científica?

No senso comum, o termo evidência aponta para a “qualidade do que é evidente”, do que está claro, em destaque, que é visível para todos. No direito penal, a evidência de uma prova pode produzir, por meio de documentos e/ou testemunhas, um “caráter de objeto de conhecimento que não comporta nenhuma dúvida quanto à sua verdade ou falsidade” (AURÉLIO, 1999). Essas evidências podem condenar ou determinar o verdadeiro responsável pelo ato, desde que consigam produzir no juiz do caso a convicção sobre a verdade do que aconteceu de fato.

Mas, no mundo acadêmico, há também a evidência científica. Essa é formada pelo conjunto de informações utilizadas para confirmar ou negar uma teoria ou hipótese científica. Ela existirá somente por meio de pesquisas científicas. Faça download do manual na íntegra.




  • Receba nossas novidades

    Informe seu email válido

    Informe seu Nome