- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Manual do Núcleo de Captação de Órgãos

O Núcleo de Captação de Órgãos (NCAP) iniciou suas atividades em 2008, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde [1] (Proadi-SUS), com uma parceria firmada entre o Programa de Transplantes de Órgãos do Instituto Israelita de Responsabilidade Social (IIRS) da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), o Sistema Nacional de Transplantes (SNT [2]) e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O objetivo principal dessa parceria é aumentar as doações de órgãos e tecidos nos hospitais com alto potencial, mas com baixo índice de notificação de doadores.

Manual-Nucleo-Captacao-Orgaos

O NCAP tem como princípio estruturar e consolidar a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), por meio da atuação exclusiva de um enfermeiro altamente capacitado para desempenhar a coordenação intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes. Esse enfermeiro realiza o planejamento estratégico situacional do processo de doação e transplante do hospital utilizando ferramentas específicas, como:

Os objetivos do NCAP

1. Principal: aumentar o número de notificações de potenciais doadores e de doadores efetivos de órgãos e tecidos em hospitais públicos, aprimorando a relação família-hospital como fonte de solução de problemas e prevenção de conflitos no ato de doar.

2. Secundários:

Compartilhar
[3] [4]