- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação

A dinâmica do perfil epidemiológico das doenças, o avanço do conhecimento científico e algumas características da sociedade contemporânea têm exigido não só constantes atualizações das normas e procedimentos técnicos de vigilância epidemiológica, como também o desenvolvimento de novas estruturas e estratégias capazes de atender aos desafios que vêm sendo colocados.

vivlioteca virtual enfermagem - cofen - coren - Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação

Vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação

A segurança das vacinas é considerada, mais que nunca, uma preocupação mundial e a vacinação segura é fator determinante para o sucesso ou o fracasso dos programas nacionais de imunizações. Todo programa de imunização deve garantir a segurança das ações de vacinação e deve estar preparado para atender qualquer motivo de preocupação do público. Se, porventura, um número elevado de eventos adversos pós-vacinação (EAPVs) acontece, uma crise na saúde pública poderia ser desencadeada e o manejo inadequado desta crise causar um descrédito no PNI.

Este Manual. Em sua terceira edição. Vem. Portanto. Oferecer aos profissionais de saúde e aos tomadores de decisões em saúde pública. Uma ferramenta com o objetivo primordial do fortalecimento do Sistema Nacional de Farmacovigilância de Vacinas. Por intermédio de definições de casos padronizados internacionalmente. Visando facilitar o reconhecimento dos EAPVs. Principalmente os graves e/ou inusitados. Harmonizar as notificações. Facilitando desta forma. As análises de casos e disseminação de informações de alta qualidade sobre a segurança de vacinas humanas.

Compartilhar
[1] [2]