05/03/2018

Manual de Cuidados Paliativos ANCP

Documento com 56 capítulos que sintetizam os principais temas de cuidados paliativos.
Este livro é a segunda edição revista e melhorada do Manual de Cuidados Paliativos da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). É um conjunto de 56 capítulos, que sintetizam os principais temas da área, e destina-se ao profissional de saúde que precisa de conhecimentos práticos e de fácil aplicação no seu dia a dia.
Cuidados-paliativos-biblioteca-virtual-enfermagem-cofen-coren
Com esta edição, a ANCP realiza, com muita satisfação, um de seus principais objetivos: produzir uma publicação científica totalmente brasileira, que espelha a nossa realidade. É o esforço de mobilização e de pesquisa de mais de 40 autores, todos profissionais atuantes e dedicados aos Cuidados Paliativos em nosso país.

Cuidados Paliativos em prol da assistência em saúde

Este livro reforça também a continuidade de um trabalho que começou em 2009. Com o lançamento da primeira edição, e o cumprimento da missão maior da ANCP que é promover o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Brasil. É mais um passo em direção a uma assistência em saúde que alia rigor científico a uma resposta mais digna diante do sofrimento.
A obra é dividida em oito partes. A Introdução dedica-se aos conceitos fundamentais sobre Cuidados Paliativos. À organização de serviços. À avaliação do paciente. E à importância da comunicação na assistência. Na segunda parte, o foco é o Controle de Sintomas. Especialmente a dor. Na terceira, as principais Síndromes Clínicas. Como a caquexia. A anorexia. E as hemorragias, são abordadas.
O capítulo seguinte traz informações sobre os Procedimentos em Cuidados Paliativos, entre eles a hipodermóclise. A cirurgia paliativa. E ostomias. Na sequência, o livro apresenta dez artigos sobre o papel de cada participante em uma equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos para garantir uma assistência de qualidade a pacientes, cuidadores e familiares.

Cuidado na assistência em domicílio

A sexta parte foca no planejamento do cuidado e na assistência em domicílio. A sétima apresenta Tópicos Especiais como
Cuidados Paliativos em pediatria, sedação paliativa e abordagem de pacientes portadores de AIDS. Por fim, a última parte é voltada para a Assistência ao Fim da Vida, com artigos sobre luto e aspectos da espiritualidade.
O impecável controle dos sintomas somado a uma resposta sensível ao sofrimento são os objetivos de todos que querem se dedicar com seriedade aos Cuidados Paliativos. O desejo da diretoria da ANCP é que este livro ajude todos os seus leitores nesta tarefa.



    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf