01/02/2018

Intoxicações Por Medicamentos

As intoxicações são os efeitos mais comuns das altas dosagens.

As intoxicações são os efeitos mais comuns das altas dosagens. Todo medicamento apresenta uma dose letal. Que pode ser próxima ou não da dose terapêutica. Para descobrir qual é esse risco deve-se calcular o índice terapêutico. A razão da dose letal em 50% da população pela dose efetiva, a dose que gera os efeitos terapêuticos, em 50% da população. Quanto menor o índice terapêutico. Maior é a chance de um paciente se intoxicar com aquele medicamento. A digoxina, usada no tratamento de cardiopatas, gera náusea. Perda de apetite. Vômitos e diarreia em mais de 1% dos seus usuários, com um índice terapêutico de apenas 2:1.

Intoxicações Por Medicamentos

Medicamentos podem ser definidos como produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico, mas que pode ser um potencial causador de dano e óbito. Neste sentido, vários autores citam o medicamento como um dos principais agentes responsáveis por intoxicações resultando em atendimento, nas emergências toxicológicas, hospitalização e óbitos em diferentes países.

É importante destacar também que as doses prescritas ou recomendadas na bula podem gerar sintomas de overdose quando combinadas com álcool, outras drogas, suplementos naturais e alguns fármacos, devido às interações medicamentosas. Então não deixe de perguntar a seu paciente o que ele anda usando antes de fazer a prescrição.




    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf