03/07/2019

Interação Lúdica na Atividade Assistida por Cães em Pediatria

Verifica a interação lúdica entre crianças e cães na Atividade Assistida por Animais e os seus benefícios.

Estudos recentes têm reconhecido os potenciais benefícios para a saúde e o bem-estar de crianças hospitalizadas, decorrentes de atividades como visita de animais. Favorecem a princípio um ambiente com menos tensão, estreitando relações interpessoais entre crianças, familiares e equipe. Melhora sobretudo a autoestima, distração, prazer e incremento nas habilidades sociais.

Leia Mais:

Intervenção Assistida por Animais

Essa abordagem é conhecida como Intervenção Assistida por Animais (IAAs), sendo subdivida em três modalidades de atendimento, Terapia Assistida por Animais (TAA), Educação Assistida por Animais (EAA) e Atividade Assistida por Animais.

A intervenção pode ser utilizada como estratégia na reabilitação de crianças, exatamente porque elas tendem a desenvolver fortes laços afetivos com animais, principalmente com o cão. Entretanto, é importante esclarecer a distinção entre TAA e AAA para que não sejam vistas de maneira equivocada quanto aos objetivos, sobretudo, porque são propostas que demandam preparo especializado.

Por esse motivo, o presente estudo buscou verificar a interação lúdica entre crianças e cães, no contexto hospitalar,
tendo como foco a análise das reações e comportamento delas durante as atividades, utilizando-se de vídeos e fotografias. Este artigo pretende descrever a experiência desenvolvida, apresentando todas as fases desse processo.




    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf