- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Inteligência Artificial Para Classificação e Auxílio na Terapia Tópica de Queimaduras em Tempo Real

O advento do computador trouxe uma enorme ampliação da dimensão do homem, aumentando sua capacidade de calcular e armazenar grandes volumes de dados, bem como o acesso rápido e constante a informação. Sabe-se que a Inteligência Artificial em saúde é amplamente utilizada como uma ferramenta de propor soluções para problemas médicos, através da análise de um grande volume de dados e seguindo algoritmos definidos por especialistas na matéria.

Inteligência Artificial Para Classificação e Auxílio na Terapia Tópica de Queimaduras em Tempo Real

Inteligência Artificial Para Classificação e Auxílio na Terapia Tópica de Queimaduras em Tempo Real.

Inteligência Artificial no tratamento de queimados

Organizações técnicas internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS [1]) e a União Internacional de Telecomunicações (UIT [2]). Incentivam a adoção da tecnologia m-Health pelo uso da computação móvel na promoção de cuidados com a saúde e outras Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos sistemas de saúde para diminuir as barreiras geográficas e atingir melhorias na oferta de informações em saúde. Neste contexto. Referente ao tratamento do paciente queimado. Nem sempre há a disponibilidade de um centro de queimados ou equipe especializada nos locais de atendimento de emergência de saúde. Em um centro de queimados. Referência na região Nordeste do Brasil. É recorrente que profissionais. Dos mais diversos locais de atendimento do estado. Consultem de forma remota os especialistas do centro. Buscando por uma confirmação de classificação bem como por alternativas de tratamento.

Tecnologias da Informação e Comunicação

Vê-se a relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação. Pelis é um projeto multidisciplinar. Com pesquisadores da Enfermagem. Ciência da computação e Comunicação e Marketing que objetiva a concepção. O desenvolvimento. A avaliação e implantação de uma tecnologia m-Health (aplicativo para dispositivos móveis) que apoie os profissionais de saúde na classificação de queimaduras por meio de imagem e na respectiva indicação de opções de tratamentos tópicos. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a concepção e a validação de uma tecnologia (aplicativo) que se embasou na inteligência artificial para classificação e auxílio na terapia tópica de queimaduras em tempo real.

Compartilhar
[3] [4]