- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Inscrições Abertas Para Capacitação em Atendimento Familiar

São 288 horas de aprendizagem on-line e gratuita para as primeiras 80 pessoas inscritas. Essa é a oferta do Curso Capacitação em Atendimento Familiar, voltado preferencialmente a profissionais da rede pública de saúde mental, incluindo profissionais de organizações sociais em saúde ligadas ao SUS [1] e das comunidades terapêuticas vinculadas à Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred). Com duração de 1 ano e quatro meses, a formação propõe um estudo técnico sobre as dinâmicas familiares para aperfeiçoamento dos trabalhos já realizados nos territórios. Para se inscrever, clique aqui [2]. E atenção ao prazo! Esta é uma segunda oportunidade de matrícula para preenchimento de vagas desocupadas, somente até 10 de maio. Para os novos ingressantes, haverá intensivo para nivelamento dos conhecimentos.

[2]

Cuidado no Atendimento Familiar

De acordo com Rafael Bernadon, coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, os conteúdos propõem a construção de estratégias para a oferta integral do cuidado no atendimento, acolhimento e acompanhamento de famílias e no manejo de situações de crise. “A terapia familiar e sistêmica é uma ferramenta fundamental no atendimento em saúde mental. Poucas pessoas têm essa formação. Esse tipo de trabalho propicia a reconstrução da história familiar em bases que facilitem a convivência, a restauração de vínculos intrafamiliares e a inserção de seus membros na comunidade como cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres”, destaca.

Fruto da parceria entre Ministério da Saúde, o Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag) e a Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef), o curso contará com ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Moodle, em que serão disponibilizados aos alunos o material complementar das aulas, o cronograma de estudos e o manual de aulas. Nessa plataforma também serão realizados o controle de presença, a divulgação de notas e as avaliações, além de publicar o link para acessar as aulas on-line, que acontecerão no aplicativo Zoom.

Organização do curso

Organizada em duas etapas, a formação acontecerá assim: 144 horas de aulas teóricas divididas em 4 meses para turma de 75 alunos. Essas aulas terão duração de 24 horas/mês, que serão distribuídas em dois fins de semana quinzenais com 12 horas de estudo cada um – em maio serão três finais de semana seguidos (mais detalhes no cronograma abaixo). Já na segunda fase do projeto, os alunos passarão por 144 horas de supervisão on-line por 6 meses, para 3 turmas de 25 alunos com 12 horas de aula em um fim de semana por mês, conforme programa abaixo.

Importante destacar que o curso é todo on-line, porém as aulas não ficarão gravadas devido à necessidade de interação com os alunos. Ou seja, é necessário assistir às aulas em tempo real. Só receberão certificado os alunos que tiverem 75% de presença no curso.

Preferencialmente voltado a assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros fisioterapeutas e fonoaudiólogos, a proposta objetiva que os participantes desenvolvam e reforcem suas capacidades de realizarem leituras de dinâmicas grupais, com uma visão sistêmica e construcionista do mundo, vendo-o como um todo complexo em que todas as partes e participantes devem ser igualmente respeitados. Instrumentalizando devidamente para que realizem um trabalho com as dinâmicas grupais (famílias e grupos de pacientes) e individuais dos pacientes.

AULAS DE REPOSIÇÃO DOS MÓDULOS I E II

As aulas de reposição têm como objetivo recuperar os módulos já ministrados, mas além disso, será necessário o aluno ler os textos já disponibilizados na plataforma do CEALAG de acordo com os temas das aulas já ministradas.

14/05/2021 – 4 horas – sexta das 18h às 22h

15/05/2021 – 8 horas – sábado das 9h às 18h (horário de almoço das 14h às 13h)

  1. METODOLOGIAS DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO TERAPÊUTICO I – 24 H

Dias 21 e 22 de maio/ 2021: sextas das 18h às 22h/ sábados das 9h às 18h com intervalo de 1h para almoço.

  1. METODOLOGIAS DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO TERAPÊUTICO II DE FAMÍLIAS ESPECIAIS – 24 H

Dias 04, 05, 18 e 19 de junho/ 2021: sextas das 18h às 22h/ sábados das 9h às 18h com intervalo de 1h para almoço.

  1. ROLE PLAYING DE DIREÇÃO – SIMULAÇÕES DE ATENDIMENTO, TREINAMENTO DE DIREÇÃO – 24 HORAS

Dias: 02, 03, 16 e 17 de julho/ 20212021: sextas das 18h às 22h/ sábados das 9h às 18h com intervalo de 1h para almoço.

  1. VIVÊNCIA DO MÉTODO 24 HORAS

Dias: 30 e 31 de julho e 13 e 14 de agosto/ 2021: sextas das 18h às 22h/ sábados das 9h às 18h com intervalo de 1h para almoço.

ATENDIMENTO SUPERVISIONADO

12 horas por mês (sexta das 18h às 22h/ sábado das 9h às 18h com intervalo de 1h para almoço) durante 12 meses a partir de agosto 2021.

Se inscreva no link: cealag.com.br/redcap/surveys/?s=873CTNR3L3 [3]. Após inscrição, envie um e-mail para gislaine@cealag.com.br [4] com sua foto do crachá para comprovar vínculo e declaração da chefia imediata liberando para as aulas e supervisão. A equipe organizadora enviará resposta confirmando a matrícula.

Compartilhar
[5] [6]