- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Álbum Seriado das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

biblioteca virtual enfermagem, cofen, coren, Álbum Seriado das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

O “Álbum Seriado das IST” foi elaborado como subsídio no processo de planejamento e desenvolvimento das ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (IST) no contexto da rede de serviços de saúde. Cabe o registro que a terminologia IST substitui DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) utilizada para destacar a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

O que são infecções sexualmente transmissíveis

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Compartilhar
[1] [2]