- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Desenvolvimento de Indicadores de Segurança Para Monitoramento do Cuidado em Hospitais Brasileiros de Pacientes Agudos

Ao longo da década de 90, aumentaram as evidências sobre os problemas relacionados à prestação de cuidados de saúde inseguros e tornou-se pública a necessidade de se adotar medidas para garantir a segurança do paciente. Contudo grande parte dessas evidências é proveniente dos hospitais, onde os riscos associados ao cuidado são mais elevados e as estratégias para a melhoria do cuidado são mais bem documentadas. Assim dentre as estratégias internacionais adotadas para garantir cuidados de saúde mais seguros, destaca-se a criação de programas para o monitoramento da qualidade e segurança com base em indicadores.

Indicadores de segurança

Assim o monitoramento através de indicadores de segurança do paciente permite a avaliação do desempenho dos serviços de saúde e a programação de ações de melhoria. Portanto no Brasil, as iniciativas e as pesquisas nessa área ainda são limitadas e não existe um conjunto de indicadores definidos e validados para monitorar a segurança do paciente internado.

Indicadores de segurança

Os indicadores de segurança do paciente [1] aqui apresentados foram desenvolvidos após revisão sistemática da literatura; a seleção e a adaptação dos indicadores ao contexto brasileiro por especialistas de diferentes setores – profissionais, gestores e acadêmicos da área de saúde -, através do Método Delphi em duas rodadas e da Técnica de Grupo Nominal, ambos realizados utilizando recursos de comunicação à distância através da internet; e divulgação pelo Portal Proqualis.

Inicialmente, foram desenvolvidos indicadores relacionados ao uso de medicamentos [2] e ao controle de infecção que integram a Tese de Doutorado “Desenvolvimento de indicadores de segurança do paciente para hospitais de pacientes agudos”, apresentada à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Compartilhar
[3] [4]