- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

A Imagem do Enfermeiro no Instagram no Contexto da Pandemia da Covid-19

O vírus SARS-CoV-2 causador da COVID-19, nome dado a doença, é bastante parecido com as duas cepas causadoras da Síndrome Respiratória Grave Aguda (SARS), que já haviam sido estudadas anteriormente, todos de origem zoonótica. Assim, ao tornar o homem um hospedeiro do vírus, a transmissão passa-se a ser de pessoa para pessoa através de aerossóis.

A Imagem do Enfermeiro no Instagram no Contexto da Pandemia da Covid-19

A Imagem do Enfermeiro no Instagram no Contexto da Pandemia da Covid-19.

A chegada do vírus ao Brasil instaurou, a exemplo mundial, um clima de instabilidade econômica e social. Em 16 de março, vários Estados anunciaram o isolamento social como a principal medida anunciada para contenção da pandemia, a exemplo de outros países, com o funcionamento apenas de serviços essenciais de alimentação e medicamentos, por exemplo. Logo, iniciou-se o embate entre o presidente e governadores de vários Estados, levantando discussões sobre a importância de economia e da preservação de vidas.

Nesse contexto destaca-se os profissionais de saúde que são quem, de maneira direta, tem o maior contato com os pacientes contaminados. Em destaque a Enfermagem, que realiza as principais atividades de cuidado e conforto aos acometidos.

Ano Internacional da Enfermagem

A escolha de 2020 como o Ano Internacional da Enfermagem não é mero acaso, é uma alusão ao bicentenário do nascimento de Florence Nightingale (1820- 1910), precursora da Enfermagem Moderna. Outro fato que convida a destacar a Enfermagem é a campanha Nursing Now (Enfermagem Agora, em tradução livre). O Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE), a Organização Mundial de Saúde (OMS [1]) e o All Party Parliamentary Group on Global Health do Reino Unido, lançaram em fevereiro de 2018, a campanha como estratégia para o empoderamento dos profissionais de enfermagem e conta com a adesão de 30 países.

No Brasil, é realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen [2]) em parceria com o Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Universidade de São Paulo/ Ribeirão Preto. O objetivo principal Nursing Now Brasil consiste em apresentar os profissionais de enfermagem como os verdadeiros protagonistas da saúde brasileira.

Nesse caminho discursivo emerge o questionamento: Qual a imagem da Enfermagem nas redes sociais no contexto da epidemia da COVID-19? A relevância dessa pesquisa consiste na importância de olhar as imagens construídas sobre a Enfermagem, uma vez que é força de trabalho predominante nos serviços de saúde no Brasil.

A imagem pode significar tanto o quadro que uma pessoa tem do objeto de sua vivência, quanto a opinião, contra ou a favor, que o público pode ter de uma instituição, organização ou personalidade ou ainda o conceito de que uma pessoa goza junto a outrem.

Assim o estudo objetiva identificar a imagem do enfermeiro no contexto da pandemia da COVID-19 veiculada no Instagram.

Compartilhar
[3] [4]