25/02/2019

Identificação Dos Conhecimentos De Mães Na Prevenção De Acidentes Domésticos Com Crianças Da Primeira Infância

Conhecimentos das mães sobre a prevenção de acidentes domésticos infantis com crianças da primeira infância.

A etapa dos primeiros anos de vida de um ser humano, em particular os três primeiros possui grande importância. É portanto marcada por uma fase determinante para a capacidade cognitiva, emocional e social do indivíduo. Pois o cérebro absorve todas as informações, e as respostas são rápidas e duradouras. É inegavelmente nessa fase em que as crianças são mais vulneráveis às situações de acidentes, mais do que em outros períodos do desenvolvimento.

 

Leia Mais:

Prevenção de acidentes domésticos com crianças

Nesse período, quaisquer acontecimentos externos, como, por exemplo, acidentes, podem afetar diretamente o crescimento e o desenvolvimento humanos. Quanto menor a idade da criança, menor sua percepção de risco e maior sua vulnerabilidade e dependência de terceiros em termos de segurança contra acidentes e desastres.

Os acidentes domésticos são situações complexas, não intencionais e evitáveis em sua maioria. Além de provocarem custos sociais, econômicos e emocionais, são também responsáveis por sequelas e eventos fatais que, a longo prazo, repercutem na família e na sociedade, penalizando crianças e adolescentes.

A vivência com esta prática suscitou o interesse em investigar os conhecimentos das mães de crianças da primeira infância sobre a prevenção de acidentes domésticos infantis.




    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf