- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

É Hora de Introduzir o Processo de Enfermagem: Ep 6

O Processo de Enfermagem indica um trabalho profissional específico e pressupõe uma série de ações dinâmicas e inter-relacionadas para sua realização, ou seja, indica a adoção de um determinado método ou modo de fazer (Sistematização da Assistência de Enfermagem), fundamentado em um sistema de valores e crenças morais e no conhecimento técnico-científico da área.

[1]

Leia Mais:

Descomplicando a SAE

Na literatura, costuma ser descrito como o ponto focal, o cerne ou a essência da prática da Enfermagem. Entretanto, a compreensão acerca do significado e sua adoção deliberada na prática profissional ainda não são unanimidade no âmbito da Enfermagem, embora se observe ter havido uma sensível mudança nesse sentido a partir das três últimas
décadas do século XX.

A implementação do Processo de Enfermagem demanda habilidades e capacidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, que ajudam a determinar o fenômeno observado e o seu significado; os julgamentos que são feitos e os critérios para sua realização; e as ações principais e alternativas que o fenômeno demanda, para que se alcance um determinado resultado.

Nesse episódio, conversaremos sobre o Processo de Enfermagem e tiraremos algumas das dúvidas mais recorrentes sobre o assunto! O bate-papo contará com a presença do Prof. Ernesto Astral, interpretado por Marcelo Chanes, que compartilhará com a gente todo seu conhecimento, de forma descontraída e divertida.

Compartilhar
[5] [6]