- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

História da Enfermagem no Brasil Será Contada em Livro

O Centro Histórico Cultural Santa Casa [1] está liderando o projeto de um livro inédito no Brasil, que irá preencher a lacuna existente no conhecimento da origem da enfermagem no país, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. A obra será dividida em dois volumes. O primeiro traz todo o resgate histórico, abordando os contextos internacional, nacional, estadual e local, na área da enfermagem, para depois detalhar a realidade da enfermagem na Santa Casa, o primeiro hospital do Rio Grande do Sul.

historia-enfermagem-brasil

História da Enfermagem no Brasil Será Contada em Livro. (Fonte: Divulgação)

História da Enfermagem

A iniciativa reúne a trajetória do ensino proporcionado pelas irmãs franciscanas, acompanhando a atividade de enfermagem na instituição até os dias de hoje, ou seja: também aborda a enfermagem diante da pandemia atual. Para escrever o volume, foi convidada a historiadora e professora doutora Elizabeth Rochadel Torresini (ex-professora da PUCRS [2] e coordenadora editorial), que tem expertise em editoração de livros.

O segundo volume, organizado por Véra Lucia Maciel Barroso e Edna Ribeiro de Ávila, foi produzido a partir de 67 entrevistas com protagonistas de diversas épocas na Santa Casa: irmãs remanescentes, professoras ou alunas leigas nos cursos de enfermagem da casa, atendentes, auxiliares, técnicos e enfermeiros que atuaram na instituição, além de enfermeiras gestoras do complexo hospitalar no tempo presente. A obra, cujo projeto teve início em 2018, foi inteiramente financiada por meio de doações e será lançada no mês que vem.

Compartilhar
[3] [4]