- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Heart Quiz: Protótipo de Game Para os Estudos em Cardiologia

Com a evolução do conhecimento, novas modalidades de educação têm surgido utilizando-se da mediação tecnológica, o que permite o fornecimento eficiente de conteúdos em locais diversos, favorecendo a autonomia, a flexibilidade do indivíduo, o acesso rápido e atualização instantânea de conteúdo.

Heart Quiz: Protótipo de Game Para os Estudos em Cardiologia

Heart Quiz: Protótipo de Game Para os Estudos em Cardiologia. Foto: Divulgação.

No contexto da saúde, estas novas tecnologias têm sido muito bem utilizadas, tanto como estratégia de promoção à saúde das mais diversas populações, quanto na formação e capacitação de profissionais para atuação em suas determinadas áreas ou em habilidades e competências específicas.

A utilização de games é bem difundida atualmente como estratégia didática, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades sensório-motoras, capacidade estratégica e entendimento das regras, a depender do objetivo proposto. A atividade de jogar é apreciada por diversas sensações que é capaz de gerar, além de ser uma atividade lúdica e prazerosa para o usuário.

Os jogos se propõem a testar limites, apresentar situações novas, além de possibilitar a construção de conhecimentos e treinamentos. Aqueles que possuem metas e propósitos específicos são chamados serious games. É uma ferramenta útil e de boa receptividade pelas pessoas, pois formula hipóteses, possui atividades lúdicas e promove o entretenimento.

A diferença entre os serious games (SG) e os demais jogos digitais é o objetivo final de aprendizagem. Os SG possuem elevado potencial no processo ensino-aprendizagem por proporcionarem uma motivação intrínseca no ato de jogar, além de viabilizarem a construção do conhecimento e o aprendizado significativo. Têm sido utilizados nos mais diversos públicos, de crianças a idosos, atendendo às mais diversas necessidades.

Estudos em Cardiologia

Na área de cardiologia, são numerosos os cursos de formação profissional já que é uma grande área, na qual busca-se conhecimento contínuo para propor mudanças no perfil dos indivíduos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS [1]) em 2015, 17,7 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares (DCV [2]), estas representam 31% de todas as mortes por doenças não transmissíveis. Sabe-se que os profissionais de saúde necessitam de formação de qualidade e de forma continuada para prestar uma assistência rápida e eficaz, a fim de oportunizar seguimento clínico aos pacientes crônicos e desfechos positivos após eventos agudos.

Diante deste contexto, este estudo propôs a construção de um game com a finalidade de apoiar o preparo teórico deste grande público, desde a graduação e ainda os profissionais já em atividade nos diversos serviços de saúde do Brasil.

O presente estudo tem como objetivo descrever um protótipo de jogo digital (game) para o estudo da Cardiologia por profissionais e estudantes de saúde.

Compartilhar
[3] [4]