- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Guideline Para o Cuidado de Enfermagem ao Paciente Queimado Adulto

As queimaduras podem atingir as pessoas de todas as idades e ambos os sexos, sendo a principal causa externa de morte e constituindo um problema de saúde pública [1].

Guideline Para o Cuidado de Enfermagem ao Paciente Queimado Adulto

Guideline Para o Cuidado de Enfermagem ao Paciente Queimado Adulto. Foto: Divulgação

Com base nisto, as ações de Enfermagem necessárias para compor um guideline de cuidados ao paciente queimado adulto requerem uma padronização urgente para melhorar a segurança do paciente e uma qualidade na assistência.

No Hospital Universitário de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil não existe uma padronização dos cuidados de enfermagem ao paciente queimado adulto, apesar de setores do hospital como a Emergência, a Unidade de Internação Cirúrgica II, o Centro Cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva estarem diretamente envolvidos nos cuidados destes pacientes. Neste sentido, a pergunta de pesquisa que emerge desse estudo é: quais as ações necessárias para compor um guideline de cuidados de enfermagem ao paciente queimado adulto identificadas por enfermeiros de um hospital de ensino?

Guia para Cuidado de Enfermagem ao Paciente Queimado Adulto

O estudo teve como objetivo geral construir coletivamente com os enfermeiros de um hospital de ensino um guideline voltado para o cuidado de enfermagem ao paciente queimado adulto. Como objetivos específicos, buscou-se definir as ações de enfermagem necessárias para compor um guideline para o cuidado de enfermagem ao paciente queimado adulto a partir das contribuições dos enfermeiros de um hospital de ensino; e elaborar uma proposta de guideline para o cuidado de enfermagem ao paciente queimado adulto a partir das ações de enfermagem identificadas por enfermeiros de um hospital de ensino e respaldadas na literatura científica atual.

Foi utilizado o referencial teórico das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta [2] e o referencial metodológico da Pesquisa Convergente Assistencial. Participaram deste estudo 43 enfermeiros, sendo que a coleta dos dados foi realizada por meio de Entrevista e Discussão em Grupo. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil, sob o parecer consubstanciado Nº 205.497.

Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin e os resultados estão apresentados a partir de dois manuscritos. No primeiro manuscrito, intitulado “Ações de enfermagem para o cuidado ao paciente queimado adulto”, encontram-se três categorias: organização do cuidado e a identificação das ações de enfermagem; educação permanente e interdisciplinaridade. A fala dos profissionais possibilitou a construção de novas concepções e renovação da prática, bem como a identificação e o levantamento das ações de enfermagem necessárias para compor um guideline para o cuidado de enfermagem ao paciente queimado adulto. No segundo manuscrito, intitulado “Guideline de ações de enfermagem ao paciente queimado adulto”, foi apresentada uma proposta de guideline para o cuidado de enfermagem ao paciente queimado adulto a partir das ações de enfermagem identificadas por enfermeiros de um hospital de ensino e respaldadas na literatura científica atual, elencando-as conforme o contexto assistencial, educacional e gerencial de acordo com as fases: imediata, intermediária e tardia.

Deste modo, o processo da elaboração do guideline propiciou aos enfermeiros o repensar da prática do cuidado, contribuindo para a padronização do cuidado de enfermagem ao paciente queimado adulto.

Compartilhar
[3] [4]